quarta-feira, março 1

Digital?!!

A foto digital é, sem dúvida, uma mais valia para todos os fotógrafos sejam eles amadores ou profissionais. Mais practica, mais económica, mais veloz, etc… Mas são só boas notícias?

Não quero que fiquem com a ideia de que sou contra a fotografia digital embora queria que fizessem uma reflexão sobre aquilo que se perde com a técnica digital.
Quais são os pontos fracos da técnica digital?
Em primeiro lugar perde-se logo a sensação da surpresa, boa ou má… Aquelas fotos já antigas que por acaso ficaram no mesmo rolo das que ainda estamos a tirar nunca mais nos irão proporcionar qualquer surpresa pois deixaram de existir. O momento “solene” do clic fotográfico ficou banalizado porque já não existem (muitas) pessoas que pensem duas vezes antes de primir o botão… Já não custa clicar… Antes, um errozito poderia custar-nos duzentos paus, lembram-se?
As casualidades interessantes ficaram perdidas para sempre?
Talvez … E para responder a isso tenho de mostrar-vos esta foto…

Esta fotografia, como podem constatar, é uma foto vulgar. Sem qualquer função artística e eu… Eu fiquei mal como sempre. O Paulo (Pinto Santos) foi quem clicou com a sua “non-digital”da época.
E se eu vos disser que a pessoa que está atrás de mim é actualmente a minha mulher?! Que, por acaso, esta foto foi tirada dez minutos antes de uma ajuda com a sua “luggage” e o resto foi e ainda é uma história?!
E se tivesse sido com uma digital? Eu, provavelmente, segundos depois de ter constatado, mais uma vez, a minha “fotogenidade” poderia ter pedido ao Paulo que a apagasse, ou não podia?... Ou melhor, o Paulo, constatando o mesmo facto e tendo com ele imensas “tentativas” recorrendo à desconsagração do clic, poderia ter continuado a tentar obter uma foto minha menos má mas desta vez sem o “background” que, ao fim e ao cabo, é o que lhe dá todo o significado!
Eu, continuo a questionar-me… e a usar a minha nova digital!

P.S.: Para colmatar com os posts passados sobre futebol posso acrescentar que esta foto foi tirada depois de um Sporting – Benfica ainda no antigo Alvalade… Sporting-0 Benfica-1, Sabri.


Comments:
Finalmente alguem que da vida ao granito... Viva o Xano! Viva as 35mm! Viva o Benfica!
 
Lembro-me perfeitamente desse jogo... Se o Sporting ganha-se seria o fim do jejum de 17 anos sem ganhar o campeonato nacional... Todos os "lagartos" apelidaram o desafio como o "jogo do ano" e o Sabri, de apelido principe das arabias, com um livre soberbo deu a vitoria desse jogo historico aos "lampioezitos"! Apesar desse percalco o Sporting foi campeao, verdade seja dita.
Um abraco Xano.
 
Há males que vêm por bem!!
 
Grande história... mesmo... mas como no-la poderias contar se não tivesses um scanner para a digitalizar? Com a fotografia analógica não desapareceu a pintura, e também não é a máquina digital que vai suplantar a pelicúla. Os macacos vão trocando de galho.
 
estória?
 
Essa noite foi para esquecer. Nós bilhetes à borla, o kim-ze um dia inteiro nas filas. Nós secos, kim-zé todo molhado. Resutado: nos tristes, o Kim-ze so se ria. À noite resolveste pregar-me um susto (lembras-te), mas valeu a pena.Encontraste a Vanessa e fomos Campiões.
 
QUEM ES TU BABALU...QUER DIZER PARROVSkI??? Estou curioso porque na altura estive 8 horas na fila para comprar bilhetes para uns amigos e depois eles arranjaram bilhetes por alguem conhecido que trabalhava num qualquer departamento no Sporting. Serei eu o kim-ze molhado???
 
Concordo contigo Joao... he so uma questao de fidelidade!
 
Eu acho que houve aqui um pequeno "missing the point". Eu propus uma reflexão e não um manifesto contra a tecnica digital. Existem pessoas que preferem ainda hoje a polaroid ou mesmo o buraco da agulha. A meu ver - existem momentos que vão ser perdidos. Mas as vantagens essas são inumeráveis às quais já me rendi. Não sou nenhum conservador-tradicionalista mas também não me considero um futurista sem travões;-)
Ah, o Parrovsky é o Paulo(o Pinto Santos).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?