quarta-feira, março 1
Digital?!!
Não quero que fiquem com a ideia de que sou contra a fotografia digital embora queria que fizessem uma reflexão sobre aquilo que se perde com a técnica digital.
Quais são os pontos fracos da técnica digital?
Em primeiro lugar perde-se logo a sensação da surpresa, boa ou má… Aquelas fotos já antigas que por acaso ficaram no mesmo rolo das que ainda estamos a tirar nunca mais nos irão proporcionar qualquer surpresa pois deixaram de existir. O momento “solene” do clic fotográfico ficou banalizado porque já não existem (muitas) pessoas que pensem duas vezes antes de primir o botão… Já não custa clicar… Antes, um errozito poderia custar-nos duzentos paus, lembram-se?
As casualidades interessantes ficaram perdidas para sempre?
Talvez … E para responder a isso tenho de mostrar-vos esta foto…
Esta fotografia, como podem constatar, é uma foto vulgar. Sem qualquer função artística e eu… Eu fiquei mal como sempre. O Paulo (Pinto Santos) foi quem clicou com a sua “non-digital”da época.
E se eu vos disser que a pessoa que está atrás de mim é actualmente a minha mulher?! Que, por acaso, esta foto foi tirada dez minutos antes de uma ajuda com a sua “luggage” e o resto foi e ainda é uma história?!
E se tivesse sido com uma digital? Eu, provavelmente, segundos depois de ter constatado, mais uma vez, a minha “fotogenidade” poderia ter pedido ao Paulo que a apagasse, ou não podia?... Ou melhor, o Paulo, constatando o mesmo facto e tendo com ele imensas “tentativas” recorrendo à desconsagração do clic, poderia ter continuado a tentar obter uma foto minha menos má mas desta vez sem o “background” que, ao fim e ao cabo, é o que lhe dá todo o significado!
Eu, continuo a questionar-me… e a usar a minha nova digital!
P.S.: Para colmatar com os posts passados sobre futebol posso acrescentar que esta foto foi tirada depois de um Sporting – Benfica ainda no antigo Alvalade… Sporting-0 Benfica-1, Sabri.
Um abraco Xano.
Ah, o Parrovsky é o Paulo(o Pinto Santos).
<< Home