quarta-feira, junho 15

A notícia da minha morte é um bocado prematura

Foi assim que Borges respondeu em carta a um jornal argentino que dava a notícia da sua morte.

Ora as notícias que dão a morte do granito são claramente prematuras, pela simples razão de que continua a haver quem faça granito, nem que seja para dar notícias sobre a sua morte.




Isto não é um boletim municipal, com éditos e mangas de alpaca que façam actas diárias só para manter a populaça informada e animada. Pão e circo, não necessariamente por esta ordem. Falo por mim, venho todos os dias ao granito como quem lava os dentes e simplesmente não me apetece escrever, porque provavelmente não tenho nada que me apeteça dizer. Acho que isso não é uma traição ao granito, nem sequer um período de nojo. É um estado de espírito pá, e se calhar com os outros camaradas passa-se um bocado a mesma coisa.

Percebo que assim já não dê tanta pica nem seja tão glamorouso para quem vê o granito como uma montra de vaidades sobretudo do próprio umbigo, percebo também algum desncanto e fartote de quem continua a picaretar meio sózinho, mas a esses posso dizer que não estão sós, no granito há sempre olhares curiosos à espera de novas da pedreira e se não houver, what´s the problem.
Só quem não entende o espírito livre do granito, pode pensar que estamos aqui reféns das audiências, do sucesso, de sermos falados, de termos page views e por aí fora. Nunca foi assim, se bem que a cagança é admissível quando vemos bons momentos de pensar e escrever aqui neste cantinho.

Quem quer fama, proveito, glória e reconhecimento público, palmadinhas nas costas dos amigos, e cochichos de adolescentes embevecidas com a tirada neo-intelectual, o melhor é mesmo pregar noutra freguesia. Quem só quer um blogue cool, para mandar e ler umas larachas de vez em quando e manter contacto com uma série de pessoas, então aqui e discretamente é o lugar certo.

Quanto às hipóteses do amigo Xano foram uma série de tiros na água, especial aquela que se refere aos bosses, já que como tu bem sabes aqui não há bosses, ideólogos, profetas, directores de serviço ou patrões de costa.
Consultei agora a lista de membros autorizados e com poderes de dissolver o granito (o que é um perigo, nem sequer sei se basta um administrador querer para poder apagar o blogue, ou se é preciso unanimidade como na Constituição Europeia), e são nada mais que 20, sendo que pouco mais de metade deles tiveram ou têm participação activa no granito, alguns nem nunca sequer escreveram uma linha, mas sabem que no dia que quiserem podem fazê-lo.

Muitos camaradas graníticos afastaram-se precisamente por esta excessiva abertura, considerando que isto devia ser um condomínio relativamente fechado. Nunca o foi, ora isto foi para o bem ou para o mal - deu para uma rebaldaria que "abalou" a paz podre dos cemitérios fundanenses, mas permitiu ao mesmo tempo acolher várias sensibilidades, ideias e discursos, numa espécie de cacofonia desafinada que para mim sempre fez a riqueza granítica, o seu mais estimável património.
Quanto ao resto, é como dizia o outro, música de câmara.

Cá por mim vou continuar a vir ao granito todos os dias e a escrever quando e como muito bem me prouver. Se para fechar é preciso haver um último que apaga a luz, então podem ter a certeza de que a luz nunca se apaga, como nas telenovelas brasileiras, só mesmo por cima do meu cadáver.

Para mim este assunto necrológico morreu à nascença, e o granito, esse renasce todos os dias, mesmo os de silêncio.

Um abraço a todos

Rui Pelejão

Comments:
Este discurso feito no English, às altas da madrugada, copo de whisky numa mão e a outra apoiada nos ébrios ombros dos restantes comparsas teria sido lindo!
 
Eh, eh, se me pagarem um whisky sou gajo para decorar e botar discurso, e até fazer versejos ao som de percevejos.

Até amanhã camaradas
 
Depois de vários meses a abrir um blog que "solta" um post de 15 em 15 dias e de bloguistas que dizem "basta"... Ainda bem que foram tiros na água!
Então?! Retiro os "bosses" e escrevo "blog administrator?" ou melhor "lista de membros autorizados e com poderes de dissolver o granito"?
Já agora, não me posso irritar com o facto de aceder a um blog no qual, sem mais nem menos, muitos bloguistas decidem não escrever e mesmo abandonar sem deixar uma razão??... Tou-me a cagar de alto e repucho para a questão do: são mais ou menos os ditos "membros autorizados..." e quem são também "non mi frega um cazzo"!
Vou continuar a escrever por aqui o que me apetecer... Ainda bem que isto é livre!!
Obrigadinho pelo esclarecimento!!
Abraço camarada!!
 
abracinho camarada Xano pá, esta conversa dos membros erectos é cool. vamos agora ao scones e às paines, que a gente manda-te um queijinho picante da Soalheira.
 
ó Pedro vai chamar pai fundador á tiazinha, meu :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?