sexta-feira, março 11

Ora bem

Chamou o seu Diabo e consultou-o:
- Que te parece esta terra? Eu gosto destes vizinhos e estava capaz de ficar por aqui.
- É muito justo - respondeu o Diabo - Nem eu nem os espíritos encantados consentíriamos que levasses todo esse ouro para um país estranho
- Porquê? - Interrogou Siderol.
- Da Espanha o recebeste, na Espanha o gozarás. Há nesta região mulheres bonitas e virtuosas, muito capazes de dar lições de moralidade às francesas (...)

Isto meus amigos é um trecho do maior bestseller de todos os tempos, logo a seguir à Bíblia. Chama-se "Grande Livro de S. Cipriano ou Tesouros de Feiticeiros" e para quem não sabe já houve boa gente que ardeu no espeto da cristandade por andar a ler isto às escondidas. Estou a pensar mandar um exemplar à Opus Dei e o outro ao João César das Neves. Mas, a questão mais premente desta citação é saber da possibilidade teórica desta cena entre o Diabo e o Siderol se passar na nossa Beira. A dúvida que me assalta sempre que transponho o limiar da Gardunha é uma dúvida do Diabo - "Será que há por aqui mulheres bonitas e virtuosas???? Eu cá por mim dispenso virtudes.

Ó diacho, arreda satanás que a biblioteca ainda não abriu, ou já???

Comments:
Lembro-me de ter lido, certa vez, uma das mezinhas dessa Bíblia dos feiticeiros. Esta servia especificamente para fazer alguém cair de amores por quem a realizasse. Receita: andar durante uma semana com um punhado de farinha no sovaco, a qual depois seria utilizada para confeccionar um bolo que se daria a comer à pessoa desejada. Pois, lá cair acredito que caísse, agora se seria de amores...
 
Para as bandas da Cova da Beira, há já quem te chame o Feiticeiro da Gardunha...
Mas atenta meu caro amigo que os feitiços por vezes se viram contra os feiticeiros...
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?