terça-feira, novembro 23

Pare, SCUT e olhe

Este lamentável imbróglio das SCUT`S, alegadamente criado pelo ministro Cravinho, no tempo das ilusões socialistas, e agora cinicamente despoletado pelo ministro Mexia, e os Evangelistas do Rigor Orçamental serve bem para ilustrar a baixa política em Portugal.
Já muito foi dito e escrito sobre esta matéria, e não quero maçá-los muito, recomendando vivamente e subscrevendo tudo o que Fernando Paulouro vem alertando nas suas indispensáveis colunas no “JF”.
Neste particular, espero que os nossos ilustres representantes na Assembleia Municipal do Fundão, tenham acusado o toque e recebido as bem dirigidas e justíssimas farpas que o director do JF lhes lançou. Eu por mim teria ido bem mais longe na adjectivação da indigna e espúria atitude política do PSD e da CMF.

Aliás, aquele abraço que o abnegado santanista, que por acaso é presidente da câmara do Fundão, deu ao Dr. Santana Lopes, logo que este foi aclamado por uma saudável maioria albanesa no Congresso de Barcelos, mostra bem a quem é que o nosso estimável edil deve a sua primeiríssima lealdade e fidelidade - ao Partido, e ao seu líder Pedro Santana Lopes.
O compromisso que assumiu com o povo do Fundão que o elegeu é, e isso tornou-se claro nesta posição da CMF e da AMF no caso das SCUT`S, coisa de secundária e negociável importância.

Não vale a pena disfarçar o arranjinho e a conveniência da submissão com o alegado “superior interesse nacional”, porque, em primeiro lugar, o senhor presidente não foi eleito para se preocupar com o interesse nacional, ou condescender com os “mandamentos” do Governo Central.
O senhor foi eleito para defender os interesses do seu concelho, e ao que conste, ninguém no seu perfeito juízo, poderá alegar que a criação de portagens na A23 é do melhor interesse da população e do desenvolvimento do concelho do Fundão e da região.
Por isso só se compreende a posição apascentada e pacóvia da Assembleia Municipal do Fundão e da CMF, com o interesse próprio e muito particular dos senhores autarcas e do do senhor presidente da assembleia, por acaso recentemente nomeado por este Governo para presidente da Caixa Geral de Depósitos.
Estes senhores estão bem ensinados e sabem que para glória das suas particulares carreiras não se deve morder a mão do dono.
Por venais convénios da politiquice e por causa da agenda pessoal e política dos nossos edils, o Fundão e o interior ficam mais pobres e mais esquecidos.
Julgam estes senhores que fazendo o número do cão fiel, poderão ter direito a uns ossitos de compensação do dono? Desenganem-se eles, e desenganemo-nos nós.
Estes senhores estão em trânsito na sua via-rápida de ambições e só pararam nas portagens do Fundão para encher o depósito do “prestígio político”.



PS: Estou consciente que os autarcas socialistas que agora erguem a sua voz contra as SCUT`s só o fazem porque o poder é de cor contrária, porque lhes convém o banzé.
Há no entanto uma calorosa excepção; o senhor presidente da CM de Castelo Branco, que ao contrário do nosso, não está pelas beiras de passagem.
Está cá para ficar, e não duvido que ergueria a sua voz da mesma forma se o poder fosse socialista. Isto, por muito que custe aos iluministas do Fundão – faz toda a diferença.

A minha enorme curiosidade é saber o que José Sócrates vai fazer em relação a este assunto quando for primeiro-ministro (muito antes de 2014, cá pelas minhas contas). Ou muito me engano ou depois de portagem paga, trancas à porta … ou será que não é assim o ditado?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?