terça-feira, outubro 26

Solturas - Tempos difíceis

A minha avó Piedade tem uma expressão deliciosa para diarreia, diz-me assim: Filho, estás com a soltura.

Pois é Vó, hoje estou com uma soltura verbosa que nem me aguento. Estou que nem posso. Vamos então passar em revista as últimas medengardas que infectam este esterco em que se transformou a vida política do nosso País.

Tempos difíceis

O nosso estimável e afável Presidente da República foi há pouco tempo agraciado com um prémio pelo Rei de Espanha, pelo seu relevante contributo para a construção do ideal europeu. Trata-se de um prémio inócuo e meramente simbólico que podia bem ser corporizado num jarrão com danaçarinas de flamengo a agitarem bandeiras da UE para o Dr. Sampaio colocar os cravos de Abril sobre a lareira, mas desta vez a jarra vem com um recheio de 18 mil contos. Normalmente a maçaroca seria destinada para qualquer associação de beneficência, ou uma santa casa qualquer, mas desta vez o irónico Sampaio decidiu abotoar-se ao papel com a seguinte explicação: "Desta vez o dinheiro é para mim. É que os tempos estão difíceis!" O bom e solidário homem quis assim fazer um gesto de afirmação política lançando uma alfinetada a quem nos desgoverna. Pois é, sr. Presidente, imagine Vossa Excelência que os tempos estão difíceis para sim que tem um ordenado superior aos 1800 contos líquidos/mês, agora imagine lá para as inúmeras famílias portuguesas que têm de sobreviver com 150 contos por mês, e o milhão de seus compatriotas que vivem no limiar da pobreza. Para eles a sua gracinha política soa a insulto e a desplante indecoroso. Teria feito muito melhor em meter as notinhas ao bolso e ficar caladinho em vez de vir para aí dizer graçolas infelizes, proferidas pela boca de quem, em última instância, é o máximo responsável pelos tempos difíceis em que vivemos.
Para todos os entusiastas e apoiantes do Dr. Sampaio como grande símbolo do humanismo e da solidariedade; cavaleiro impoluto da esquerda de moral austera, eis mais uma bofetada de luva branca. O consulado manso e enconado do Dr. Sampaio passará brevemente à história com o cognome de Sampaio "O preocupado", em nota de rodapé, explicando que se tratava de um presidente que esvaziou a função presidencial até ao tutano, mas que andava sempre preocupado com uma série de questões de interesse nacional. Posso garantir-lhe, Dr. Sampaio que nós portugueses ficaremos muito mais despreocupados no dia em que o senhor fizer as malinhas e for gozar a sua reforma de "grande estadista" à frente dos destinos de mais uma fundação - A Fundação Jorge Sampaio de Apoio ao Cidadão Preocupado. Vá com Deus!


PS: Apenas se entende a atribuição deste prémio europeista pelas relações próximas do Rei Juan Carlos com o seu amigo Jorge Sampaio, e não se reconhece ao actual Presidente da República nenhum contributo decisivo para o ideal da construção europeia. O Dr. Sampaio ganhou este prémio porque é amigo do Rei de Espanha e Presidente da República Portuguesa, e ao meter o dinheiro ao bolso poderia mesmo criar algum embaraço diplomático se os espanhóis não estivessem positivamente a cagar para o nosso pequeno país de grandes pequenotes.
Tuema lá uns truecos e vai comprar chupa-chupas ou fazer uma fundação!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?