quarta-feira, outubro 27

O Sr. James Cook

Parece que James Cook nasceu em Marton, na Inglaterra, no dia 27 de Outubro de 1728.
Ainda adolescente, foi trabalhar para uma ilha piscatória e foi aí que começou a ter um grande fascínio pelo mar. Com 18 anos embarca pela primeira vez num navio e a paixão que tem pela navegação faz com que comece a estudar matemática e navegação.

Em 1755, ofereceu-se como voluntário para a Marinha Britânica e passado pouco tempo, Cook já era comandante do seu próprio navio. Naquela época, muitas das regiões que já tinham sido descobertas ainda não estavam registadas em mapas. Para se cartografar uma região, era preciso ir lá de navio e explorar a costa marítima ao pormenor, para depois se desenhar tudo nos mapas. Por isso é que as primeiras missões de Cook a bordo do seu navio foram a exploração e o levantamento topográfico de algumas regiões. Saiu-se tão bem no seu trabalho, que os mapas desenhados por ele foram usados até ao início do séc. XX!

Em 1768, James Cook partiu de Inglaterra ao comando do seu navio Endeavour rumo ao Taiti. A sua missão era observar o eclipse provocado pela passagem do planeta Vénus e fazer alguns estudos astronómicos. Cook observou o eclipse e aproveitou para cartografar a costa do Taiti.
Reza a história que foi no Taiti que James Cook e a sua tripulação viram pela primeira vez tatuagens nos braços dos nativos e pensa-se que foi por isso que nasceu a tradição de os marinheiros tatuarem os braços!

Três meses depois de observar o eclipse, James Cook partiu do Taiti com uma nova missão: descobrir se existia ou não um continente na parte desconhecida do hemisfério sul. Cook começou a viagem em direcção ao sul, mas o mau tempo obrigou-o a desviar a rota e parar na Nova Zelândia. Esta já tinha sido avistada antes por um holandês, mas foi James Cook que "descobriu" a ilha do Sul e cartografou as principais ilhas do território, em 1769. Depois, navegou para oeste e parou na Austrália. A Austrália já era conhecida dos europeus mas foi com a expedição de James Cook que a parte oriental deste país foi reclamado para a Inglaterra.

Em 1771, Cook regressou a Inglaterra a bordo do Endeavour, mas ainda faltava descobrir se existia ou não um continente desconhecido no hemisfério sul...vai daí e em 1772 parte de novo em busca do continente que hoje conhecemos como Antárctida.

Esta segunda viagem de Cook durou três anos mas foi muito proveitosa.
Apesar de não ter descoberto o continente, James Cook navegou à volta de todo o Círculo Polar Antárctico (uma espécie de fronteira entre a Antárctida e o resto do hemisfério sul) mas não percebeu que estava ali o continente que procurava.

Em 1775, Cook voltou para Inglaterra, mas não ficou lá por muito tempo. No ano seguinte, foi-lhe dada uma nova missão: descobrir a Passagem do Noroeste. Esta "passagem" devia unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico através do norte do Canadá, mas Cook nunca a chegou a descobrir, já que morreu numa escaramuça nas ilhas do Havai (que ele também tinha descoberto)...

James Cook morreu em 1779, sem descobrir a Passagem do Noroeste nem o continente que procurava. No entanto, descobriu territórios por todo o mundo e navegou por sítios onde nunca ninguém tinha estado!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?