sexta-feira, outubro 22

O silêncio dos inocentes

É bom voltar ao granito, e ver a pedreira a fervilhar com o bulício de picaretas afiadas. Não posso no entanto deixar de manifestar o meu total desacordo com a decisão do Malvado em retirar a possibilidade dos "post`s" ter comentários. Percebo que não seja muito agradável ter de aturar soezes ataques pessoais, suportar calúnias e injúrias, mas meus amigos, esses são os ossos do ofício de quem publica e quem se expõe. As reacções e os comentários estão para aquilo que nós escrevemos como a ressaca está para a bebedeira, são por vezes uma maçada, mas necessários. Essa é para mim uma das grandes virtudes de um blogue, de poder haver interacção (mesmo que por vezes beliciosa) entre que assina um texto e aqueles que reagem e se manifestam em relação à escrita e às ideias subjacentes. Se há insultos e se são anónimos, só ganham a importânica que cada um lhes quer dar. O preocupante, é pensar que ao calarmos os trogloditas estamos também a silenciar os inocentes, aqueles que participaram e se envolveram e que com os seus comentários davam uma frescura e um arejamento positivo ao granito. De cabeça cito apenas um - o dirigente da oposição, que se viu afastado e silenciado, por causa dos excessos de alguns provocadores.
Acho isso uma injustiça que não se resolve apenas com o expediente de publicarmos os comentários que nos enviarem por e-mail, devidamente assinados e identificados, com registo notarial e tudo.
Para mim a opção legítima de alguém não querer ver os seus textos comentados é bastante para assegurar uma liberdade de expressão sem máculas (e existia essa opção no programa de edição), e o argumento de quem nos quiser insultar noutros posts, aventado pelo Malvado, não chega para justificar esta decisão que só o vincula a ele, e porventura a quem concorde com ele.
Pela minha parte não podia deixar de manifestar o total desacordo com esta decisão, que só tem explicação pelo incómodo pessoal e por um excesso legalista, que é decerto causado por um defeito de formação profissional :)

É que amigo Malvado, o granito é de facto nosso, daqueles que para eles contribuem para ele, mas não é um condomínio fechado, guardado por dobermans e câmaras de tele-vigilânicia e o facto de aceitarmos comentários; bons, maus, jocosos, ejaculativos e iracundos só contribui para enriquecer a pedreira, e para nos dar mais estofo.
Sem a possibilidade de utilizar a caixa de comentários, nós próprios (os "proprietários" intelectuais do blogue), ficamos mais pobre de recursos, e o granito fica mais árido e umbiguista.

Ás provocações sem sentido e diarreias verbais só passamos cavaco se quisermos, e também temos esse direito. Não acredito numa liberdade vigiada e "editada", pelo menos aqui nesta pedreira. Por isso vou tentar reunir uma maioria qualificada para corrigir essa medida.

De resto, parabéns a todos (em especial ao Ricardo e ao Malvado), pelos excelentes momentos de leitura que me proporcionaram, e que só tenho pena de não poder ter comentado em local próprio.


Um abraço


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?