quinta-feira, janeiro 8

Já lá vão Dois

Há dois dias nasceu a nova 2. O canal da sociedade civil, o serviço de público da RTP no Canal 2. O novo Canal dirigido por Manuel Falcão (eminência parda do laranjismo culto e oculto) foi abençoado por um bem-pensante jornal "Público". O voluntarioso José Manuel Fernandes estendeu-lhe opiparamente os mais sonoros cantos laudatórios, enquanto o melhor e mais crítico da televisão portuguesa - Eduardo Cintra Torres, dava beneplácito em causa própria - fez parte da "intelligentsia" que definiu o rumo para o desnorteado serviço público de televisão em Portugal.
Pelo caminho, palmadinhas no lombo do Morais Sarmento, do Almerindo "pão e vinho" e do risível Rodrigues dos Santos e a sua "coorte" de medíocres.
Em dois dias, do que vi do canal da sociedade civil foi mais do mesmo. Ou seja, uma programação herdada da antiga grelha, com alguma qualidade, mas pouca consistência. As entrevistas soporíferas e condescendentes de Ana Sousa Dias - erguida ao pedestal da divindade da intelectualidade cá do brejo - junta-se agora uma mais fresca e viçosa Anabela Mota Ribeiro, que faz um magazine de artes e espectáculos que parece um Kalkito da Sociedade de Belas Artes da Madame Carrilho.
Parece que o Nuno Santos vais fazer uma coisa do género - Estado da Nação, e para já, o mais notório da mudança é mesmo o inenarrável logotipo que aparece estampado no cantinho superior do ecrã, e que representa a iconografia da mudança.
Absolutamente deplorável, intrusivo e sem-graça, o doizinho que vai ornamentar os filmes, as óperas e esperemos o programinha cultural da insonsa Anabela Mota Ribeiro. O que vale é que o ´"Público" me garante que a Dois vai mudar a televisão em Portugal.
Enquanto não muda, faço já um zapping para o Archie Bunker na SIC Gold, à espera de melhores dias.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?