terça-feira, dezembro 30

O Elogio do Xisto

Não sei se este tema já tinha vindo à baila no blogue, mas o meu elogio de 2003 vai para a publicação "Aldeias do Xisto" que, para quem não sabe, é o estandarte do programa homónimo, com área de intervenção em vários concelhos da Beira Interior, como Arganil, Castelo Branco, Fundão, Miranda do Corvo, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Penela, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. A entidade tem um nome impronunciável (AIBT-PI - Acção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior) e propõe-se levar às populações de 21 concelhos este programa em três grandes linhas: a constituição daquilo que chamam "uma rede das aldeias de xisto", uma rede de praias fluviais e uma outra de percursos do Pinhal Interior.

O programa, que por se destinar a uma das zonas mais pobres do país, não dispõe do orçamento para a comunicação de uma CML, tem no entanto um veículo de divulgação de fazer inveja a muitas câmaras do nosso pequeno país, e com muito menos meios. Informa sobre o programa, divulga iniciativas, cruza gerações e faz saltar para as suas páginas pessoas daquelas terras, mantendo a sua dignidade e revelando uma forma de vida muito distante do Portugal litoral urbano. E, Deo Gratias, nenhum presidente de câmara tem o direito em particular de exibir o seu bigode no editorial, já que se trata de um programa que tenta pôr em prática algo impensável que é a cooperação entre câmaras.

A pequena publicação mostra que, mesmo num ano dificílimo como foi 2003, existe gente com vontade e capacidade de fazer coisas e trazer às aldeias do interior alguns sinais positivos em contra-ciclo com a desertificação de foram alvo nas últimas gerações. Não é uma publicação "coitadinha", é fresca e orgulhosa daquilo que traz a público.

Faço por isso o elogio ao pedreiro Bruno Ramos, que é o seu editor, não por camaradagem de "con-pedraria", mas pelo gosto de ler algo bem feito, optimista, de cara levantada, depois de tantas dificuldades, e por estar farto de tanta miséria. Quem não conhece, contacte o editor para passar a conhecer (a revista é gratuita).

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?