segunda-feira, novembro 24

Portugal vai de vela

O País está em suspense de cortar a respiração. Faltam menos de 48 horas para conhecer a decisão final sobre o local onde se vai realizar a mais emblemática prova de navegação e vela do Mundo - a America Cup de 2007.
Nápoles, Marselha, Valência, e a inevitável Lisboa perfilam-se como os mais fortes candidatos a acolher os veleiros e marinheiros milionários que sulcam os sete mares em busca da vão glória de vencer.
Mais uma vez, sou tentado a juntar a minha voz ao coro de Velhos do Restelo, que não compreendem como é que um país em falência técnica e estruturalmente retardado, possa dar ares de prosperidade e gastar 600 milhões de euros em Pedrouços para fazer uma doca dondoca à maneira, para receber os super-veleiros, fechando, no processo, a Docapesca e largando no infortúnio das marés centenas de famílias de pescadores – espécie em vias de extinção num país de marinheiros de terra firme.
Se são estas as prioridades de investimento público da Nação, se são estádios faraónicos para gáudio do mosquedo que encherá as bancadas depois do Euro 2004, se é um projecto de TGV desconexo e a reboque de múltiplos interesses espúrios e da voz de comando espanhola. Se é isto. Resta-me sinceramente torcer para que Nápoles ou Valência vençam este concursozinho de públicas vaidades, porque nisso da mania das grandezas, já se sabe, somos muito parecidos com os franceses.
Portugal não vai de tanga, vai mas é de vela !



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?