sexta-feira, novembro 7

As lágrimas amargas de uma deputada

Maria Elisa anunciou, finalmente, a renúncia ao mandato de deputada, lugar para o qual foi eleita pelas listas do PSD no Distrito de Castelo Branco.
A cerimónia foi acolhida de bom grado pela Câmara Municipal do Fundão, cuja vertigem de exposição mediática e a ânsia de protagonismo a levam por vezes a ser demasiado voluntariosas no acolhimento de actos públicos, que do ponto de vista político são no mínimo sensíveis.
As lágrimas e tom comovido da intervenção de Maria Elisa não deixam ninguém indiferente, incluindo este pedreiro com coração de granito. Acredito mesmo, que Maria Elisa esteja imbuída na certeza de ser justa a sua causa, e insofismáveis os seus desígnios.
Certamente que não compreende as críticas que lhe movem e que até a normalmente autista Comissão de Ética da AR foi obrigada a dar escuta.
E, apesar de lamentar o seu estado de saúde ou a sua debilitada condição emocional, não posso deixar de dizer que as lágrimas não podem amenizar a indignação que o previsível desenlace deste caso é passível de originar, que no tom bruto e carroceiro do costume, tive oportunidade de expor em artigo do JF.
Não serão as lágrimas desarmantes ou os sorrisinhos de conveniência cavalheiresca, que tão gentilmente o Presidente da Câmara do Fundão lhe estendeu, perante o "prime time" da Nação, que limparão a triste imagem deixada ao País e a esta região.
Mais do que um caso isolado, o que aconteceu com Maria Elisa é um sintoma de um sistema político falido, permeável aos interesses organizados em grupelhos políticos, que sob a bandeira dos partidos arregimentam legiões de esfaimados do poder, sempre prontos em espezinhar o interesse público em prol da negociata e da engenhoca do favor. Eleger deputados por círculos eleitorais distritais, faria pressupor que esses pares da Nação iriam de malas aviadas para o hemiciclo para defender algumas das causas regionais, ou pelo menos para fazer ecoar os legítimos anseios e aspirações das populações que representam nos corredores escôncios do Poder.
Como todos sabemos, não é nada disso que acontece, e a maior parte dos deputados limitam-se a fazer número para pateadas ou ovações nos debates do Orçamento, ou para baterem prolongadas sonecas até à hora de carneiramente erguerem o braço mandado em uníssono com a direcção do seu grupo parlamentar. Se é para isso, não são precisos tantos.
Maria Elisa foi eleita por um distrito com que não tem quaisquer tipo de ligações, nem sequer afectivas; não para representar Castelo Branco, mas para ser apenas mais um braço mandado da Bancada Parlamentar.
Cedo descobriu o o carácter figurativo do seu mandato-fantoche, e por isso, cedo se prestou a arranjar formas de ocupar de forma útil o seu tempo.
Primeiro tentando ser simultaneamente jornalista e deputada - dupla personalidade que Maria Elisa parece ainda não ter percebido ser geneticamente incompatíveis - e depois, ala para conselheira cultural da Embaixada de Londres, com um esquema administrativo para a integrar nessa função, para a qual julga a própria ter o perfil técnico adequado (nem é isso que está em causa).
Obviamente que os eleitores da Beira Baixa não votaram pela Maria Elisa, votaram no PSD, e sobretudo por uma vontade de mudança, que os desastrosos anos de governação socialista tinham legitimado.
Maria Elisa foi sempre um elemento decorativo da lista do PSD, como o são a a maior parte dos deputados sem peso político que ciclicamente rumam ao hemiciclo para se acotovelarem nas trevas da obscuridade e da insignificância.
Ao ser pressionada para abdicar do seu mandato na AR, Maria Elisa limitou-se a pagar o preço do mediatismo que em primeiro lugar o colocou na Assembleia, porque outros tantos por lá ficam sem que a sua presença ou ausência seja minimamente sentida pelos eleitores que os mandataram.
Se é essa a injustiça a que Maria Elisa se refere, então estamos de acordo, não há motivo para ser ela a única crucificada quando a leviandade, a impunidade, o favor, as caganças, as desmedidas ambições, a punhalada, a inveja; são prática corrente entre os pares da Nação.
Maria Elisa é apenas um mártir do deputado-fantoche, com a diferença que vai expiar os seus pecados para a Embaixada Portuguesa em Londres, enquanto os outros continuam a vegetar na prolongada soneca para que foram mandatados pelos seus partidos.
Nós por cá, tivemos como eu previa, mais uns minutos de exposição televisiva graças ao carácter mediático da nossa deputada e ao prestimoso e gentil afã de protagonismo da Câmara Municipal do Fundão, que franqueou as suas portas e se engalanou para um pungente e incómodo acto de expiação pública, mas de cariz eminentemente político-partidário.
Custa ver políticos dinâmicos empreendores e alegadamente independentes, tentando disfarçadamente passar despercebidos no incómodo que lhes faz ter de estar presentes num pequeno e lastimável comício partidário.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?