terça-feira, outubro 28

O novo director do DN

Como se sabe, a administração da Lusomundo/ PT escolheu Fernando Lima, ex-assessor de imprensa de Cavaco Silva e do antigo ministro da "cunha", para ocupar o cargo de director do Diário de Notícias. É inevitável a suspeita perante tão bizarra decisão. E o mal estar está instalado na redacção. Ontem, o Conselho de Redacção do DN decidiu, por unanimidade, dar parecer negativo à nomeação de Lima. Para o CR, o DN "deve ser uma instituição acima de qualquer suspeita de instrumentalização partidária, sob pena de a sua imagem ficar irremediavelmente comprometida perante a opinião pública".
Percebe-se a preocupação. Ainda este fim de semana, Nicolau Santos explicava no Expresso o carácter anacrónico das relações de poder no interior da PT, que apesar de ser uma empresa com milhares de accionistas, continua a ser vista como uma empresa pública. O peso do Estado vai ao "ponto de escolher o presidente do conselho de administração e de avalizar o presidente da comissão executiva".
Perante tal realidade, é difícil acreditar que se trata apenas de coincidências. Anjos só os há no céu. E mesmo aí... Justa ou injustamente, fica sempre a sensação de que estamos na presença de um caso de governamentalização da comunicação social. Ou, como diz o Ricardo, de "Berlusconização" dos media e da política nacionais. Percebe-se a preocupação. Os jornalistas do DN sabem que a imagem de independência e autonomia em relação ao governo é um dos principais patrimónios de um jornal dito de "referência".

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?